sábado, 1 de setembro de 2012

É possível voltar a ter um pulmão saudável depois de ser fumante ?

         Estudos comprovam que não é possível voltar a ter um pulmão saudável depois de ser fumante. Depois que você já tem as doenças causadas pelo fumo, não é possível você reverter o processo, pois seu pulmão já esta "com defeito" se podemos assim dizer.


                               
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSHLuoQJE6eqje2gDziJhYga8ZTuIH2Jur8kHvlKP2C4dpItvp_mw



http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNKFuPEBLBeVDD9QPRe8Tixq3MzWizXV8NTywLzxQdcGI_o_nT

Fumar narguile faz mal ao pulmão ?


O narguile é formado por uma peça central, que parece um vaso, onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão.
A mangueira, por onde se aspira à fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguile e termina numa piteira.
Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo à fumaça.
Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.
Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguile, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde.
Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.
Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguile contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras.
E que, em uma sessão de narguile que pode durar de vinte minutos à uma hora  a quantidade de fumaça inalada corresponde à mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.
Contrapondo estes estudos, Kamal Chaouachi, pesquisador em socio-antropologia e tabacologia, entende que, embora o narguile tenha efeitos nocivos à saúde, é possível que eles sejam menores que os do cigarro (por exemplo, em relação ao câncer de pulmão).
Ele tece ainda severas críticas aos principais estudos sobre o narguile (inclusive à nota da Organização Mundial de Saúde citada acima).
Então esta provado que o narguile faz mal á saúde.  

Fumar maconha prejudica ou não o pulmão ?


Fumar maconha não prejudica o pulmão, afirmam cientistas


É o que diz um longo estudo realizado nos Estados Unidos. Os pesquisadores acompanharam por 20 anos mais de 5 mil pessoas e aplicaram testes regulares para medir a obstrução pulmonar. A tarefa era simples: respire fundo e depois expire o ar com força. Aí os pesquisadores analisavam quanto ar cada pessoa conseguia soltar no primeiro segundo. A maioria tinha 25 anos quando a pesquisa começou e mais da metade fumava cigarros, maconha ou ambos.
Fumantes de nicotina apresentaram os piores resultados, como era de se esperar… Mas a surpresa apareceu com quem fumava maconha “moderadamente” (pelo menos um baseado por dia durante 7 anos): eles apresentaram uma melhora mínima nas funções pulmonares quando comparados aos não fumantes. Essa melhora é quase insignificante, dá até para ser ignorada.
Mas nem tudo é festa. Segundo o estudo, quando o caso de amor entre maconha e usuário durava mais de 10 anos (ainda considerando um baseado por dia ou 365 ao ano), o pulmão já dava sinais de fraqueza. Isso sem contar os efeitos ainda desconhecidos da erva – como perda da memória.

Voce sabia ?

    O pulmão participa na regulação da temperatura corporal.


São constituídos por: 
*   A porção intrapulmonar da árvore bronquial.
*   Os vasos sangüíneos.
*   Os ramais nervosos.
*   Tecido elástico.

    *  A pleura é a membrana que recobre os pulmões.



  *  A propriedade mais característica do pulmão é a sua elasticidade: o ar que nele penetra obriga-o a dilatar-se, voltando ao seu volume primitivo uma vez saído esse ar.
  * Os pulmões são formados pela extrema subdivisão dos brônquios.
  * A superfície total dos alvéolos chega a 80 metros quadrados. Deduz-se daí quanto é extensa a superfície respiratória.

           http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-respiratorio/pulmoes.php                        





                                                               
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYhTSK9cLHoJpbAdGxzSIyjfKfmRsRGQLUjtIbYQR7tHYEsztQ

Curiosidades sobre o Pulmão

     O pulmão é um órgão esponjoso que executa a respiração. Tem aproximadamente 25cm de comprimento e 700g de peso, situado na cavidade torácica. O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e está dividido em três lóbulos; já o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos. Na face interna de ambos os pulmões, existe uma abertura por onde passam os brônquios, as artérias pulmonares e as veias pulmonares. O ar inalado passa, através da traquéia, que se divide em dois tubos, denominados brônquios; cada brônquio leva a um pulmão. Dentro dos pulmões, os brônquios se subdividem em bronquíolos e estes terminam em uns saquinhos chamados alvéolos.
      
      O pulmão tem a forma mais ou menos cônica e são envoltos por duas membranas, denominadas pleuras. A pleura interna está aderida a superfície pulmonar, enquanto a pleura externa está aderida a parede da caixa torácica. Entre as pleuras há um estreito espaço, preenchido por líquido. A tensão superficial deste líquido mantém unidas as duas pleuras, mas permite que elas deslizem uma sobre a outra, durante os movimentos respiratórios.

http://www.4tons.com/CU0825.htm